Priscila Sousa

Formada em maquiagem e penteado pelo SENAC e com passagem pelo ATELIER PARIS, a maquiadora Priscila Sousa conta sobre sua carreira e da dicas para as noivas e para quem quer ingressar na carreira.

 

Portal Festejar: Como foi o início da sua carreira? O que a fez escolher esta profissão?

Priscila Sousa: Sou graduada em contabilidade, mas sempre tive jeito pra mexer com cabelo, diante disso, fiz o curso de cabeleireira e me apaixonei. A paixão me impulsionou a dar mais um passo no universo beauty e de casamentos, e fiz então, o curso de maquiagem profissional.


PF: Qual a maior dificuldade que você encontrou no início da carreira?

PS: A cliente em alguns casos, querer dar preço no meu trabalho, pois sua falta de conhecimento em relação ao real valor do serviço e da minha capacidade enquanto profissional fazia muitas vezes, a pessoa considerar caro o penteado e a maquiagem. Mas soube lidar e contornar estas situações.

PF: Como você se organiza nos dias em que atende noiva?

PS: De manhã preparo a maleta, faço a limpeza dos materiais e chego com 15 minutos de antecedência ao local marcado. A logística de um modo geral varia de acordo com local onde será feito o trabalho, pois cada espaço tem suas particularidades.

PF: O que faz para se manter atualizada?

PS: Cursos e pesquisa na internet e no instagram sobre o que está sendo lançado de material e cosmético. Fiz agora em setembro um curso no Atelier Paris voltado para novas técnicas de contorno e iluminação, onde o menos é mais. Abordaram também: tipos de harmonia de acordo com o formato de cada rosto, pele madura e noivas. Relembrei e aprendi novas tendências. Foi uma experiência incrível.

PF: As noivas gostam do menos é mais?

PS: Nem todas, algumas gostam do básico, mas têm outras que gostam de “chegar chegando”, com carão bem marcado. Varia muito, não existe uma regra. O público brasileiro é muito variado, mas na Europa tem definição, preferindo: o “menos é mais”. Aqui as noivas usam até batom vermelho e olho escuro, o que não acontece na Europa. Em geral, a noiva pode tudo, mas vai depender da decoração da sua festa (clean ou sofisticada) e do estilo do vestido.

PF: Você acha necessário que a noiva faça um teste de maquiagem e penteado?

PS: Com certeza, isso é fundamental, pois só assim a noiva fica segura em relação à escolha do penteado e maquiagem. Faço a prévia uma semana antes do casamento.

PF: Como é feita a escolha da maquiagem da noiva?

PS: De acordo com o desejo da noiva, que passa referências do que ela quer, informando os tons que gosta e os tipos de penteado. Quando a noiva quer um penteado ou maquiagem que não ficará bem nela, aviso e oriento, mas caso queira assim mesmo, ponho no contrato: “conforme prévia autorizada pela noiva”. Esta medida visa atender uma de minhas preocupações: realizar um trabalho que fique perfeito no registro das fotos e vídeo.

PF: O que a noiva deve fazer para preparar a pele para o grande dia?

PS: Oriento que faça uma limpeza de pele um mês antes do casamento, apenas no caso de a noiva apresentar acne e de forma alguma fazer próximo, para não correr o risco de ficar com a pele irritada.

PF: Qual o estilo de maquiagem faz com mais frequência? Você é adepta da maquiagem natural ou carregada?

PS: Particularmente, gosto mais da maquiagem natural, romântica, em tons marrom, rosado e nude. Faço com mais frequência, pois acabei adotando este estilo, mas não quer dizer que não faço outros. Percebo que as noivas que me procuram, vêm justamente pelo meu estilo natural e romântico.

PF: Você oferece o serviço de retoque (assessoria)?

PS: Sim, este serviço é à parte e contratado previamente. Fico até o final da cerimônia, antes da noiva entrar na festa, independente se a recepção for ou não, no mesmo lugar da celebração.

PF: Qual a sua marca registrada como maquiadora?

PS: Fazer noivas românticas. Sou uma profissional que vive o real sentido do casamento: a construção de uma nova família.

PF: Quais as marcas de maquiagem usa?

PS: Todas as principais marcas importadas: Mac, Kryolan, Atelier Paris, Make Up Forever. Das nacionais, podemos usar alguma coisa do Boticário, mas em se tratando de noiva, é mais seguro usar as importadas mesmo, por causa da durabilidade, pois a noiva pode chorar sem se preocupar em borrar.

PF: O que determina a qualidade de um produto?

PS: A fixação, pois não mancha e não borra.

PF: Com quanto tempo de antecedência a noiva deve agendar com você?

PS: Geralmente com um ano, para garantir a data.

PF: Quantas pessoas, além da noiva, você consegue atender?

PS: Só mais uma, a mãe ou a sogra. No caso de ter madrinhas, levo uma assistente.

PF: O que diferencia a maquiagem de noiva para a de festa?

PS: No que diz respeito aos produtos, uso praticamente os mesmos. O que considero diferente é o tempo: fico com a noiva o tempo suficiente para prepará-la para o making of, colocação do vestido, do véu e grinalda e com uma pessoa que fará uma maquiagem social, fico menos tempo.

PF: Noivas que casam de branco podem usar maquiagem colorida?

PS: Não, pois o colorido é para a passarela e editorial de moda. Noiva com sombra azul, por exemplo, nem pensar.

PF: Qual dica você da para as noivas que vão se arrumar em casa?

PS: Peço que tenha um lugar tranqüilo e com ar condicionado. Procuro saber também se haverá obstáculos na hora de sair, como escadas. Hoje, quase não atendo em casa, pois as noivas estão preferindo os hotéis e as casas de festa.

PF: Qual o segredo do sucesso para o profissional que trabalha com beleza da noiva?

PS: Amar a profissão, entrar na historia do casal e ser apaixonada por casamento.

PF: Qual sua maior satisfação em trabalhar com noiva?

PS: Quando ao final, ela se vê e tem a expressão de encantamento, e é este momento que o fotógrafo capta a emoção.

PF: Deixe um recado para os profissionais da carreira beauty

PS: Se especializar sempre, pois nunca sabemos tudo e estamos sempre aprendendo.

PF: Quais seus projetos para 2018?

PS: Me atualizar e especializar ainda mais na área de penteado.