Formada em Pedagogia, Mara Duarte encontrou nos Bolos, um meio de se realizar e encantar as pessoas.

O gosto pela cozinha surgiu ainda pequena e foi herdado do pai. Era a responsável em fazer os bolos, doces e sobremesas das festas familiares.

O desejo de se especializar para criar bolos  mais sofisticados a fez procurar cursos de confeitagem.

Ao final do primeiro curso realizado, chorou ao ver o resultado do trabalho, pois até então, não imaginava que tinha tamanha habilidade para criar um bolo todo trabalhado. A partir deste curso começou a fazer bolos para amigos e familiares, ainda sem cobrar, como forma de exercício e aprimoramento. Continuou fazendo cursos – em torno de trinta -  para aprender mais técnicas e se aperfeiçoar.  Em 2014,imbuída de coragem e determinação, Mara lançou-se profissional e oficialmente no mercado de eventos, dando como pontapé inicial, sua participação na Casadoiras Mostra Noivas.

A Cake Designer tem como diferencial: dedicação, profissionalismo, respeito pelos clientes, capricho, além de constante aperfeiçoamento através de cursos.

Sua clientela é formada basicamente por noivas, mas também faz bolos infantis, de aniversário e para comemorações em geral.  Gosta quando a noiva apresenta um desafio, ou seja, algo novo que nunca fez. Por ser exigente, perfeccionista, monta primeiro o bolo inteiro no isopor para fazer um teste e assim, corrigir possíveis falhas.

Sua autocrítica e alto grau de exigência, fez com que chegasse a desmontar um bolo totalmente pronto por achar que não estava perfeito por questão de milímetros. O que para os outros pode ser imperceptível, para Mara é padrão de qualidade, pois se preocupa com os detalhes.

Outra questão na exigência da qualidade,  é fazer questão de acompanhar o bolo até o momento em que ele é posicionado na mesa principal.  

A tendência atual é o bolo estilo lousa, mas falando em tendências para 2018, a cake designer acabou de conferir na Feira de Confeitagem e Panificação em que participou em São Paulo, que a pintura em bolo, à mão livre ou com aerógrafo ganhará destaque no próximo ano.

Mara Duarte é conhecida pelos bolos diferentes e inusitados, fazendo uso de pastilhas, lascas de madeira, entre outros materiais. Além dos bolos modernos, também faz rústico, retro e clássico. O que manda é gosto da cliente.

Para Mara Duarte, não existe nada difícil, o que existe é força de vontade e o desejo de realizar sonhos. Por isso, ao receber a encomenda de um bolo que nunca fez, procura exaustivamente aprender a técnica e o conhecimento, para executar com perfeição. Mara diz: “se alguém fez, também posso fazer”. “O importante é estar antenado e acompanhar as novidades”, conta Mara.

Atualmente, na maioria das vezes, o bolo que fica na mesa principal é fake e o que é servido vem empratado da cozinha. Em alguns casos, só a base do bolo é de verdade, para o momento da fotografia do corte. Por sinal, esta tradição acontece porque antigamente o noivo precisava ajudar a cortar porque os bolos eram muito duros e a noiva não conseguia cortar sozinha. Daí surgiu a clássica foto das mãos sobrepostas cortando o bolo.

Além de bolos, a Cake Designer também faz: bem casado, pop cake, brownie recheado e cup cake.

Segundo Mara, quando faz bolo infantil vira criança ao fazer as modelagens. Diz ainda que tanto o bolo infantil quanto o de casamento são igualmente trabalhosos, mas o peso da responsabilidade do bolo de casamento é maior porque representa o sonho de uma vida.

O que a deixa imensamente feliz e realizada é receber fotos e agradecimentos das noivas.

Mara tem um sonho: que as profissionais de bolo e doces se unam, que não exista rivalidade, que todas compartilhem conhecimento,  somem e  troquem experiências, pois segundo ela, existe lugar para todo mundo e cada um com seu público.

Seu maior propósito: realizar o sonho da noiva e deixar as pessoas felizes com o seu trabalho.

 “Faço bolos com as mãos, com a cabeça e principalmente com o coração. O que me deixa feliz é o resultado e o encantamento que o meu bolo gera em cada cliente”, finaliza a Doce Mara Duarte.