Convidamos o Celebrante e Juiz de Paz, Mario Bitar para falar um pouco sobre Celebrante e celebração de casamento.

Celebrante de Casamento é o profissional que celebra casamentos com ou sem cunho religioso para diferentes religiões ou mesmo para quem não pertença a nenhuma.

O Celebrante faz a cerimônia de forma personalizada, de acordo com o perfil dos noivos. Pode ser dada à celebração uma conotação religiosa ou simplesmente usar palavras românticas, de companheirismo e amor.

Geralmente, os noivos que optam pelo Celebrante são os que não possuem religião, são divorciados e|ou separados ou  desejam uma cerimônia personalizada.

O Celebrante precisa ter empatia com os noivos, ser criativo em seu discurso, proferindo palavras de sabedoria e encantamento ao casal e aos convidados e principalmente, ser movido pela alegria que o momento pede e dar uma pitada de descontração para aliviar a tensão do momento.

Para que a cerimônia tenha o perfil do casal, é necessário que o celebrante os entreviste para conhecê-los intimamente e assim,  organizar seu discurso, que pode ter uma linguagem descontraída, porém  emocionante, para  que fique na memória de todos. A história do casal ao ser revelada na cerimônia, em muitos casos, causa grande surpresa.  Como os noivos, na maioria das vezes, não interferem no discurso, o resultado é sempre emocionante.

O celebrante conduz a cerimônia dando boas vindas, oficializando o casamento civil, quando também é Juiz de Paz, faz as orações, quando solicitado pelos noivos, reflexões sobre o verdadeiro sentido do matrimônio, abençoa as alianças, abençoa os noivos e a nova vida. O mais importante é desempenhar bem o papel, tendo em primeiro lugar, amor pelo que faz: construir novas famílias.